20/10/2009

Faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresce 17,7%

SÃO PAULO - O faturamento nominal da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 17,7% em agosto deste ano, em comparação ao mês anterior. Segundo balanço apresentado hoje pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o faturamento nominal do setor foi de R$ 6,04 bilhões em agosto, em São Paulo. Quando comparado a agosto de 2008, o faturamento nominal apresentou queda de 11,3%.

Entre janeiro e agosto deste ano, o faturamento nominal do setor foi de R$ 40,45 bilhões, com queda de 19% na comparação ao mesmo período do ano passado. Descontada a inflação, a queda real foi de 22,4%.

Com relação aos empregos, o mês de agosto apresentou a primeira sequência positiva desde outubro do ano passado, registrando um crescimento de 0,4%, o que representou 856 mais postos de trabalho no setor.

A grande reclamação da indústria de máquinas e equipamentos continua sendo o câmbio. Segundo Carlos Pastoriza, diretor secretário da Abimaq, a situação atual do câmbio pode criar o risco do aumento de desindustrialização do país. "A solução para isso seria continuar forçando a baixa acelerada da Selic", afirmou Pastoriza.

Já as perspectivas positivas para o setor, segundo Pastoriza, estão relacionadas à Copa do Mundo de 2014 (que será realizada no Brasil), à Olimpíada Mundial Militar (que será realizada em 2011), à linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de máquinas e equipamentos e também ao pré-sal. "São marcos importantes que vão ocorrer nos próximos anos no Brasil e que dão condições interessantes, se tomadas as medidas corretivas, de provocar um grande desenvolvimento no país", disse.

Fonte: Agência Brasil
Seção: Máquinas & Equipamentos
Publicação: 25/09/2009