World Steel eleva previsão de aumento de demanda por aço para 13,1% em 2010
A previsão original era de que a demanda cresceria 8,4% neste ano
Clarissa Mangueira, da Agência Estado
TÓQUIO - O World Steel Association revisou para cima sua previsão para o consumo mundial de aço neste ano, citando a demanda mais forte do que o esperado na Europa e América do Norte, mas advertiu que a taxa de crescimento vai desacelerar no próximo ano e os desafios permanecem para os fornecedores de aço.
A associação agora prevê que o consumo mundial de aço deverá crescer 13,1% em 2010, para um volume recorde de 1,27 bilhão de toneladas, e 5,3% em 2011, graças ao aumento da demanda de economias emergentes, como a China e a Índia. A previsão original da World Steel era de que a demanda cresceria 8,4% neste ano.
A World Steel também afirmou que convidou um executivo de uma siderúrgica chinesa para assumir um cargo importante no seu conselho. Junto com o presidente da JFE Holdings Inc., Hajime Bada, que irá se tornar chairman da associação, o grupo também elegeu o diretor-geral da Anshan Iron and Steel Corp., Xiaogang Zhang, como vice-chairman.
A associação alertou que os riscos permanecem para a indústria siderúrgica. A demanda nos países desenvolvidos continua bem abaixo dos níveis vistos antes da desaceleração econômica mundial que começou em 2008 e as perspectivas para a China - o maior mercado de aço do mundo - são difíceis de prever, afirmou o atual chairman da World Steel, Paolo Rocca, durante uma conferência anual da associação em Tóquio.
As informações são da Dow Jones.